segunda-feira, 17 de março de 2008

Era uma vez

Hoje o pequeno Flávio, enquanto lia uma história, colocou-me uma dúvida porque é que todas as histórias começam por “Era uma vez”.
Confesso que não percebi, mas porque raio me estás a fazer essa pergunta inquiri eu de imediato o Flávio. Nesse momento ele começou por me explicar que gostava muito de ler e que já tinha reparado que a maioria das histórias começam por “Era uma vez”.
Eu de repente não lhe soube responder, era uma pergunta tão invulgar, porém bastante lógica.
Pensei como nunca me surgira aquela dúvida, afinal há tantas maneiras possíveis para começar uma história porque é que a maioria começa por “Era uma vez”.
Naquele momento, não encontrei nenhuma explicação que me parecesse minimamente coerente por isso deixei de pensar no assunto.
Fui trabalhar, depois do trabalho fui fazer voluntariado e quando cheguei a casa jantei, visto que meu marido já o tinha feito.
Quando me deitei, apesar de já ser um pouco tarde, não conseguir dormir.
Aquela pergunta, que o pequeno Flávio me tinha feito na hora de almoço, continuava a entoar na minha cabeça.
Então, resolvi pensar de forma séria e clara no assunto.
Pensei, pensei e voltei a pensar e de repente consegui chegar a algumas soluções que em parte esclareceram a minha dúvida.
Há vários motivos para a maioria das histórias infantis começarem dessa forma: o primeiro e o mais vulgar é porque é uma forma fácil e clara de começar uma redacção e de ter a certeza de que ela vai despertar a curiosidade do leitor, a outra razão é o hábito de alguém que começou e que teve bom resultado e os outros foram a trás, havia dezenas ou talvez centenas de respostas possíveis. Mas deixo a dúvida no ar pensem nela e depois retirem as vossas próprias conclusões.
Vá lá puxem pela cabeça.

A minha mais recente louvura...
Jokitas***

Nenhum comentário: